Páginas

05/10/2010

O homem sem rosto



Oscar, o paciente que teve o rosto transplantado no Hospital Vall d'Hebron de Barcelona em março passado, recebeu alta nesta segunda-feira e expressou seu agradecimento à equipe médica, que o apresentou à imprensa. Trata-se do primeiro transplante total de rosto do mundo, segundo destacou Pilar Solans, diretor assistente do estabelecimento, que iniciou a coletiva de imprensa onde Oscar foi apresentado, assim como os resultados de uma operação que precisou de 30 profissionais e durou 24 horas.

Durante os quatro meses em que esteve internado, a evolução do paciente foi favorável, embora o mais complicado tenha sido controlar uma rejeição ao transplante, conforme explicou Joan Pere Barret, o chefe do serviço de cirurgia plástica e recuperadora do hospital. Oscar sofria de uma deformidade grave no rosto causada por um traumatismo resultante de um acidente, que o impedia de respirar pelo nariz e pela boca, e dificultava muito deglutir e falar. Uma equipe multidisciplinar do Hospital Universitário Vall d'Hebron transplantou "toda a pele e músculos dos rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, utilizando técnicas de cirurgia plástica e microcirugia reparadora vasculonervosa", detalhou Barret.

O paciente, que com muita dificuldade agradeceu à família e aos médicos, já pode beber líquidos, está seguindo uma dieta baseada em purês e começou a falar há dois meses. Também ganhou sensibilidade em grande parte de seu novo rosto e está recuperando de maneira parcial a mobilidade da musculatura, embora ainda não feche de todo os olhos ou a boca, explicou Barret. Oscar deverá seguir controles clínicos e sessões de fisioterapia, logopedia e terapia facial até que recupere totalmente a mobilidade do rosto. A previsão é que faça isso durante os 12 ou 18 meses posteriores à operação.

A irmã do paciente transmitiu da parte de Oscar suas sensações e expectativas, como a alegria de poder caminhar pelas ruas normalmente, sem que as pessoas fiquem olhando para ele o tempo todo, e também sentar-se à mesa e desfrutar disso com amigos e familiares.

Outros transplantes de rosto

O transplante de rosto realizado em Oscar foi o primeiro considerado total no mundo, mas depois dele outros pacientes foram beneficiados com as técnicas cirúrgicas. Alguns transplantes, inclusive, foram ainda mais completos, como o realizado no francês Jérôme, de 35 anos, realizado entre os dias 26 e 27 de junho no hospital público Herni-Mondor em Créteil, na França, que incluiu os canais lacrimais.

Segundo o jornal Le Parisien, Jérôme tinha o rosto totalmente desfigurado em razão de uma neurofibromatose, também chamada de doença do homem elefante. "O que é especial nesse transplante é que desta vez incluímos os canais lacrimais, e nisso residia a dificuldade do transplante", disse na época o professor Laurent Lantieri, que dirigiu a equipe que fez a operação.

Mas o caso mais famoso foi, sem dúvida, o primeiro transplante de tecidos do rosto realizado na França em novembro de 2005. O transplante foi parcial e foi realizado em uma mulher cujo rosto havia sido desfigurado por um cachorro. A cirurgia devolveu à paciente Isabelle Dinoire um novo nariz, boca, queixo e parte das bochechas.

Nenhum comentário: